Detalhes
Mais um instrumento desenvolvido pela Plastic Way trata-se de um delicado Histerômetro de um lado e do outro um Dilatador Cervical progressivo e portanto 2 instrumentos em 1!
Comprimento total: 255 mm Peso: 04g
Composição: poliestireno de alto-impacto /Teflon®
Apresentação:
embalagem de papel grau cirúrgico/ poliéster, esterilizada pelo óxido de etileno. Indicação: em todos os casos que requeiram histerometria uterina e dilatação cervical (se necessária), p.ex; introdução de dispositivos intrauterinos. Contra-indicação: gestação suspeita ou comprovada, com potencial risco de abortamento, sendo de total responsabilidade do profissional habilitado.
Técnica da Histerometria
Segurar o instrumento pela porção curva (histerômetro), sem muita força. Colocar o dedo indicador na saliência, que indicará se o útero está para cima (anteverso) ou para traz (retroversão). Não fazer força para evitar traumas ou desgarros cervicais.
Técnica da Dilatação Cervical
Como o canal cervical é reto, o dilatador cervical também o é. Apresenta diâmetros progressivos a partir de 2,30 mm, passando por 4,50 mm até 6,10 mm. Segurar o instrumento pela porção reta (dilatador), tendo o cuidado de colocar o polegar na saliência. Não fazer força exagerada. Introduzir cinco mm e aguardar 10 segundos antes de progredir. Com essa manobra a dilatação é suave, gradual e indolor.
Quando se pretende introduzir um endoceptivo é importante não retirar o dilatador enquanto prepara a aplicação desse endoceptivo. Bloqueios paracervicais ou mesmo anestésicos tópicos devem ser considerados pelo profissional e devidamente ponderados. A paciente referirá uma discreta cólica que gradualmente vai desaparecendo. A dilatação abrupta poderá desencadear reflexo vagal de conseqüências indesejadas. Sempre que possível optar pelo período imediatamente após ao término da menstruação. Ficar atento para corrimentos volumosos e suspeitos de DST.
Fazer assepsia com solução aquosa de Clorexidina a 1% ou Iodopovidina a 1%.